» home        » contato        » english        » español          
 
 centro edelstein de pesquisas sociais
 
 
 
 
 
 

O núcleo de pesquisa do Centro Edelstein se dedica a estudar as transformações do espaço público e a democracia produzidas pelos novos meios de comunicação.

A partir de 2010 estaremos disponibilizando uma biblioteca virtual com acesso gratuito a milhares de textos sobre a sociedade da informação.

O Centro Edelstein, em cooperação com instituições públicas está realizando uma pesquisa sobre o uso da Internet nas escolas públicas, com o objetivo de criar materiais para uso no sistema escolar que oriente os alunos no uso crítico da Internet.

 
PUBLICAÇÕES
 

Estamos iniciando a elaboração de um biblioteca virtual latino-americana sobre sociedade da informação que estará disponível a partir de início de 2010.

Nossas publicações sobre o tema são:

 

 
 
Democracia, agência e Estado. Teoria com intenção comparativa
O'DONNELL, Guillermo. Democracia, agência e Estado. Teoria com intenção comparativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
[Leia aqui o índice e introdução]
 
 
 
 
Poder político e meios de comunicação: da representação política ao reality show
SORJ, B. (org.). Poder político e meios de comunicação: da representação política ao reality show. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
[Leia aqui o texto completo]
 
 
 
 
Information Societies and Digital Divides: an Introduction
SORJ, Bernardo. Information Societies and Digital Divides: an Introduction. Milano: Polimetrica. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008.
[Leia aqui o texto completo]
 
 
 
 
Latin America's Elusive Democracies
SORJ, Bernardo. Latin America's Elusive Democracies. Rio de Janeiro: The Edelstein Center for Social Research, E-book Series 2, 2007.
[Leia aqui o texto completo]
 
 
 
 
Desigualdade social e novas tecnologias no sistema escolar brasileiro
REMOLD, Julie. Desigualdade social e novas tecnologias no sistema escolar brasileiro. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, Série E-book 1, 2006.
[Leia aqui o texto completo]
 
 
 
 
Internet na Favela Quantos, Quem, Onde, Para quê
SORJ, Bernardo, GUEDES, Luiz E., Internet na Favela - Quantos, Quem, Onde, Para quê. Rio de Janeiro: Unesco - Editora Gramma, 2005.
[Leia aqui o texto completo]
 
 
 
 
brasil@povo.com - A luta contra a desigualdade na sociedade da informação
SORJ, Bernardo. brasil@povo.com - A luta contra a desigualdade na sociedade da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
[Leia aqui o texto completo]
 
 
 
 
 
 
Exclusão digital e educação no Brasil: dentro e fora da escola
   
Exclusão digital: problemas conceituais, evidências empíricas e políticas públicas
   
La fracture numérique et l'éducation au Brésil: dedans et dehors de l'école
   
Digital Divide: conceptual problems, empirical evidence and public policies
   
e-bibliografia sobre a exclusão digital
   
Vivafavela.com.br: une expérience brésilienne de l'accès numérique dans la lutte contre la pauvreté
   
www.vivafavela.com.br: Fighting the Urban Digital Divide
   
 
 
 
Internet nas escolas públicas: políticas além da política
SORJ, Bernardo LISSOVSKY, Mauricio. Internet nas escolas públicas: políticas além da política. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, Working Paper nº 6, 2011.
[Leia aqui o texto completo]
 
 
 
 
Internet, Öffentlicher Raum und Politisches Marketing: Zwischen Kommunikationsförderung und Moralischem Solipsismus
SORJ, Bernardo. Internet, Öffentlicher Raum und Politisches Marketing: Zwischen Kommunikationsförderung und Moralischem Solipsismus. Universidad de Barcelona: dia-e-logos. Vol. II, Nr. 1, 1. Oktober 2006.
[Leia aqui o texto completo]
 
 
 
 
Internet, Espaço Público e Marketing Político: Entre a promoção da comunicação e o solipsismo-moralista
SORJ, Bernardo. Internet, Espaço Público e Marketing Político: Entre a promoção da comunicação e o solipsismo-moralista. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, Working Paper 2, 2006.
[Leia aqui o texto completo]
 
 
 
 
PESQUISA
 

A nova geração de alunos possui, de modo geral, maior destreza no uso da informática e da internet do que a maioria dos professores.

O resultado é que o temor de se verem superados e de perderem a autoridade leva muitos professores a se fecharem frente às possibilidades e aos usos das novas tecnologias.

Neste novo contexto, os esforços do Programa Democracia e Sociedade da Informação na América Latina se propõem a ajudar os professores a identificar seu novo papel pedagógico, com materiais que esclareçam os problemas, os desafios e as possibilidades oferecidas pela Internet.

Estes materiais devem ser elaborados numa linguagem que se coloque na perspectiva do pedagogo e não do tecnólogo, tendo como foco principal o papel específico do professor no fortalecimento da capacidade crítica, criativa e ética do aluno no uso da Internet.

Com este objetivo, um núcleo de pesquisa do Centro Edelstein, em colaboração com a Secretaria de Educação do Município de Rio de Janeiro, desenvolve o Projeto Educação e Internet nas Escolas Públicas do Ensino Básico.

A pesquisa inclui trabalho de campo nos laboratórios de informática, entrevistas com professores e um levantamento quantitativo sobre o uso da Internet nas escolas

 
 
Praia do Flamengo, 100 | Flamengo | Rio de Janeiro - RJ | CEP: 22210-030 - contato@centroedelstein.org.br